-
Arquitetos: Guillermo Hevia García , Nicolás Urzúa Soler; Guillermo Hevia García , Nicolás Urzúa Soler
- Área: 1660 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Armstrong Flooring
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é a reforma de colégio existe e a construção de novos programas a fim de modernizar a infraestrutura e conferir uma nova aparência a instituição.
O colégio existente é um conjunto de pavilhões de duas águas, em que sua principal qualidade são os pátios criados entre eles, seu pé direito alto e a generosidade dos seus beirais.
O projeto terá três escalas de ação baseadas em diferentes elementos.
A primeira procura conferir uma ordem ao colégio em função dos 4 pátios, tornando-os 4 monumentos fundamentais e diferentes do projeto. Serão 4 lugares com diferentes atmosferas, de acordo com os usuários e as atividades que eles realizam. Brincadeiras para as crianças, quadra de esportes para o primeiro ciclo, espaços de encontro para o segundo ciclo e uma praça aberta para o terceiro.
A segunda escala diz respeito a relação entre os pavilhões. Ela é pensada com base em 2 elementos, uma nova envolvente feita de placas contínuas de metal perfurado (onde o desenho é obtido através de motivos franceses) e a inserção de claraboias nas coberturas, a fim de criar na salas de aula um espaço de cor, luz e ventilação natural, conferindo uma nova atmosfera ao antigo colégio.
Na terceira escala estão os elementos relacionados a própria escala humana. Um novo sistema de acesso as salas de aula com portas de diferentes cores, persianas que criam privacidade sem perder a relação com o exterior e a consequente luminosidade. Além disso, novos pisos de cores diferentes foram projetados a fim de gerar um ambiente cálido e diferente em cada espaço.
A nova construção é um pavilhão para que as crianças realizem atividades e brincadeira em um espaço fechado. O pavilhão é definido por sua estrutura, uma grande viga de rápida montagem que continua em direção ao pátio de jogos, e ali serve como suporte para os balanços.
Seu interior se configura através de uma envolvente de madeira que cria uma grande banco em toda sua extensão, criando um espaço aconchegante com uma nova escala para as crianças.